ROLAMENTOS E EIXOS ENGRENADOS

Rolamentos radiais com engrenagem externa, interna ou ambas.

  • Rolamento engrenado de Esferas
  • Rolamento engrenado de Rolete
  • Eixo usinado engrenado
  • Rolamento engrenado de Rolo Cruzado
  • Engrenagem Especial

Utilizações comuns dos rolamentos engrenados em nosso portfolio de fabricação:

  • Rolamento/Coroa de giro de escavadeiras e guindastes

  • Maquinário/robô  da indústria automobilística
  • Engrenagens em maquinário da indústria alimentícia

 

FALE CONOSCO 

Reforma & manutenção programada de rolamentos especiais

AR Rolamentos é LÍDER no mercado global de reforma e manutenção programada de rolamentos especiais. Conheça nosso portfolio.

FABRICAÇÃO REFORMA
Entre em contato em caso de dúvidas.
Rolamento GIRO Engrenado Trator Escavadeira - Reforma e Fabricação de Rolamentos Especiais
Rolamento Engrenado / Coroa de Giro de guindastes e escavadeiras: Reforma e Fabricação
Rolamento de Giro Engrenado
Rolamento para Reforma
rolamento-engrenado-reformado-min
ar-rolamentos-iso-9001-certified-company-min
rolamentos-engrenados-de-giro-reforma-manutencao-Rolamento-Engrenado

Tipos de projeto de rolamentos engrenados

Os rolamentos engrenados são comumente utilizados em guindastes e escavadeiras, mas sua aplicação vai muita além disso. Também conhecido como rolamentos de giro, , rolamentos anti-friccção ou coroa de giro, sua característica principal é a presença dos dentes e sua utilização conjunta ao pinhão – eixo engrenado que movimenta o rolamento. São também conhecidos por sua utilização em baixa rotação e grande capacidade de carga. 

Veja os tipos de rolamentos engrenados baseados no catálogo Thyssenkrupp:

rolamentos-engrenado-de-esfera-1-Rolamento-Engrenado

Série padrão KD 210

Anéis giratórios de uma carreira de esferas Rolamentos de perfil. Sem engrenagem / com engrenagem externa /com engrenagem interna.

Aplicações:
Por exemplo. construção de veículos,
engenharia mecânica geral.
rolamentos-engrenado-de-esfera-2-Rolamento-Engrenado

Série padrão KD 320

Anéis de giro do rolamento de esferas de duas carreiras Rolamentos de esferas axiais duplos.
Sem equipamento /
com engrenagem externa /
com engrenagem interna /
posição de desenho = posição de montagem.

Aplicações:
por exemplo. manuseio mecânico, mineração
e manuseio de materiais.
rolamentos-engrenado-de-esfera-2-carreiras-4-pontos-de-Rolamento-Engrenado

Série padrão KD 600

Anéis giratórios de uma carreira de esferas Rolamentos de quatro pontos de contato. Sem engrenagem / com engrenagem externa / com engrenagem interna.

Aplicações:
por exemplo. içamento e manuseio mecânico, engenharia mecânica geral.
Anéis-de-giro-de-duas-carreiras-Rolamentos-combinados-de-rolos-esferas_Rolamento-Engrenado

Série padrão RD 700

Anéis de giro de duas carreiras Rolamentos combinados de rolos / esferas. Sem equipamento / com engrenagem externa / com engrenagem interna / posição de desenho = posição de montagem.

Aplicações:
por exemplo. mineração e manuseio de materiais.
giratórios-de-uma-carreira-de-rolamentos-de-rolos-Rolamentos-de-rolos-Rolamento-Engrenado

Série padrão RD 800

Anéis giratórios de uma carreira de rolamentos de rolos Rolamentos de rolos cruzados. Sem engrenagem / com engrenagem externa / com engrenagem interna.

Aplicações:
por exemplo. içamento e manuseio mecânico, engenharia mecânica geral.
Anéis-rotativos-para-rolamentos-de-três-carreiras-Rolamentos-de-rolos-Rolamento-Engrenado

Série padrão RD 900

Anéis rotativos para rolamentos de três carreiras Rolamentos de rolos axiais. Sem equipamento / com engrenagem externa / com engrenagem interna / posição de desenho = posição de montagem

Aplicações:
por exemplo. içamento, manuseio mecânico, mineração e manuseio de materiais, tecnologia offshore, engenharia mecânica em geral.

rolamentos-engrenados-tudo-o-que-voce-precisa-saber

Para maiores informações, ou variações dentro dessas categorias principais de rolamentos engrenados, entre em contato com a AR Rolamentos do Brasil.

Transmissão de carga em Rolamentos Engrenados

Os rolamentos engrenados de grande diâmetro, transmitem forças axiais e radiais simultaneamente, bem como os momentos de inclinação resultantes.

transmissao-de-carga-rolamentos-Rolamento-Engrenado
Figura 1
transmissao-de-carga-rolamentos-engrenados2_optimized
Figura 2

Figura 1:

Geralmente, grandes rolamentos engrenado ssão instalados suportados na estrutura complementar inferior.

Figura 2:

Instalações suspensas requerem um número maior de parafusos de fixação. As curvas dos parafusos mostradas nos diagramas não se aplicam nesse caso.

Exemplo de combinações de carga em rolamentos engrenados:

  • O rolamento engrenado é estaticamente adequado se uma das duas combinações de carga (axial / radial) estiver abaixo da curva de carga crítica estática.
  • Para as séries KD 320 e RD 700, cargas radiais Fr ≤ 10% da carga axial podem ser desprezadas na seleção de rolamentos por curvas de carga críticas. Se a carga radial for Fr> 10% da carga axial, o ângulo de suporte deve ser levado em consideração.
  • Na série do tipo RD 900, as cargas radiais não influenciam a curva de carga crítica.

Fabricação de Rolamento engrenado, segundo projeto e/ou engenharia reversa.

A fabricação de rolamento engrenados de grande diâmetro é determinada pelo dimensionamento correto das pistas de rolamentos, folgas, engrenagens e das conexões dos parafusos. Os parâmetros mais importantes para a fabricação correta do projeto do rolamento são:

  1. Cargas aplicadas.

  2. Cargas coletivas com o respectivo percentual de tempo.

  3. Velocidade ou número de movimentos e ângulo por unidade de tempo, juntamente com as cargas coletivas correspondentes.

  4. Forças circunferenciais a serem transmitidas pela engrenagem.

  5. Diâmetro do rolamento.

  6. Outras condições de operação.

Entre em contato com a AR Rolamentos, para que seu projeto seja atendido desde a fase de planejamento, visando respeitar amplamente sua solicitação e preparar uma proposta tecnicamente adequada e econômica.

Rolamento Engrenado / Coroa de Giro de guindastes e escavadeiras: Reforma e Fabricação

Os rolamentos fabricados pelo Grupo A.R. Rolamentos  estão aptos a receberem curvas críticas de carga para sua capacidade de carga estática, bem como ampliação das curvas de vida útil. Solicite atendimento pela nossa equipe comercial.

Vida Útil dos Rolamentos Engrenados de Grande Porte

Na alta tecnologia de rolamentos engrenados, a vida útil teórica é um termo bem conhecido. Devido a uma infinidade de fatores influentes, na prática conforme DIN / ISO 281, a estimativa de vida útil do rolamento não pode ser tomada como um valor absoluto, mas como um valor de referência e guia de design. Nem todos os rolamentos atingem sua vida teórica, embora a maioria os exceda geralmente, muitas e várias vezes.

vida-util-rolamentos-de-grande-Rolamento-EngrenadoCurva de vida útil dos rolamentos baseada na carga e rotação

Os critérios de vida teórica não podem ser aplicados diretamente em rolamentos de grande diâmetro, principalmente com rolamentos que executam movimentos de giro intermitentes ou rotações lentas. Na maioria das aplicações, a velocidade de rotação na corrida será relativamente baixa. Portanto, o bom funcionamento e o funcionamento preciso do rolamento não são adversamente influenciados pelo desgaste ou pela ocorrência esporádica de conexões.

Portanto, não é habitual projetar rolamentos de grande diâmetro destinados a movimentos de rotação ou rotação lenta com base em sua vida teórica. Para melhor definição, o termo “vida útil” foi introduzido. Um rolamento alcançou sua vida útil quando a resistência ao torque aumenta progressivamente ou quando os fenômenos de desgaste progridem até o momento em que a função do anel de proteção é comprometida.

Os rolamentos engrenados de grande porte são usados ​​em condições operacionais altamente diversas. Os modos de operação podem ser totalmente diferentes, como girar sobre diferentes ângulos, diferentes ciclos de operação, movimentos oscilantes ou rotação contínua. Portanto, além dos aspectos estáticos, essas influências dinâmicas devem ser levadas em consideração.

Para uma determinação aproximada da vida útil de um rolamento, as curvas de vida útil são mostradas ao lado dos diagramas de carga limite estática. Essas curvas de vida útil são baseadas em 30.000 rotações sob carga total. Eles também podem ser empregados para determinar a vida útil com diferentes espectros de carga ou para selecionar um rolamento com uma vida útil especificada.

A vida útil determinada com o auxílio das curvas mostradas é válida apenas para rolamentos que executam movimentos oscilantes ou rotações lentas. Este método não é aplicável a:

  • Rolamentos para forças radiais elevadas,
  • Rolamentos que giram em alta velocidade,
  • Rolamentos que precisam atender a rigorosos requisitos de precisão.

Parafusos de fixação

O principal fator influente para a diferença de capacidade de carga causada pelos furos e parafusos é o atrito da rosca na área de contato dos parafusos e porcas, para a qual, em grande parte, apenas os valores empíricos ou estimados estão disponíveis.

A força de atrito efetiva é determinada pelo coeficiente de atrito. Além disso, uma conexão aparafusada sofrerá uma sedimentação que é predominantemente causada pela suavização das irregularidades da superfície.

Como esses fatores são de importância considerável no cálculo do torque de aperto, eles podem levar a variações substanciais na tensão dos parafusos.

Se tiver dúvidas de como calcular o coeficiente de atrito ou capacidade de carga e resistência de um projeto, entre em contato com o depto. de engenharia de rolamentos especiais da AR Rolamentos.

Engrenagem & Pinhão: Recomendações Técnicas

  • Os rolamentos de grande porte com engrenagens retas oferece a vantagem de não ser necessária uma roda dentada adicional, o que ajuda a reduzir o trabalho e os custos de projeto. Os pares de engrenagens altamente estressados ​​exigem um raio da ponta do pinhão e um alívio na ponta do pinhão.
Engrenagem dente rolamento pinhao

Raio da ponta do pinhão e alívio da ponta

Apesar dos perfis geometricamente corretos e das engrenagens adequadas, ainda podem ocorrer problemas de desgaste nas engrenagens altamente estressadas, acontecendo por exemplo delas “lascarem” no flanco do dente, ou desgastarem na lateral.

Alívio da ponta da engrenagem

O alívio da ponta tornou-se um meio de reduzir os efeitos da vibração (ruídos) nos mecanismos de engrenagem de alta velocidade. As investigações nos levaram a especificar pinhões com um raio de ponta de 0,1 a 0,15 vezes o módulo para aplicações com condições de carga extremas. O raio deve se misturar no flanco do adendo sem formar uma aresta.

  • Para engrenagens sujeitas a altas tensões no flanco dos dentes, as engrenagens endurecidas se mostraram muito satisfatórias.
  • Dependendo do diâmetro do módulo e do anel, os anéis de engrenagem são sujeitos a endurecimento por rotação ou endurecimento individual por indução de dente, este último predominantemente na forma de retificação de contorno de dente. Ambos os métodos oferecem capacidade de carga aprimorada, bem como maior resistência das raízes dos dentes.
  • O endurecimento do flanco com a eliminação gradual da dureza na região dos raios da raiz, deixando o raio da raiz não endurecido, reduzirá a capacidade de carga na raiz.
  • Durante a instalação do rolamento de grande diâmetro e do pinhão, deve-se garantir uma folga adequada. A folga é ajustada em 3 dentes marcados em verde e deve ser de pelo menos 0,03 x módulo. Após a montagem final do equipamento e após o aperto de todos os parafusos de fixação, a folga deve ser verificada usando um calibrador de lâminas ou um fio condutor.

Tratamentos Térmicos

Os tipos de rolamentos engrenados descritos aqui são fornecidos com pistas reforçadas têmpera por indução. Isso garante boa reprodutibilidade das especificações de endurecimento e, portanto, qualidade consistente. As bobinas de aquecimento são configurados de modo a garantir as capacidades de carga especificadas para os respectivos tamanhos de corpos rolantes.

De acordo com a necessidade de dureza ideal do anél como um todo, podemos realizar os seguintes tratamentos térmicos:

rolamento-engrenado-garantia-de-Rolamento-Engrenado

Garantia da Qualidade

O sistema de garantia de qualidade AR ROLAMENTOS foi aprovado por agências e autoridades de inspeção credenciadas internacionalmente, de acordo com os mais recentes requisitos de qualidade ISO-9001:2015.

Primeiro, devemos determinar se os requisitos ou idéias do cliente podem ser traduzidos em um produto que não apenas atenda aos critérios de design, mas também proporcione uma boa vida útil.
Quando os requisitos são claramente definidos, o nível de qualidade desejado é estabelecido em colaboração com os departamentos relevantes e incorporado nos desenhos, planos de produção, instruções de teste etc .; isso também inclui embalagem, entrega e serviço pós-venda.

Um procedimento eficaz de controle de qualidade monitora e garante a qualidade do produto. Com base em desenhos, é realizada uma verificação de base nas peças pelos operadores das máquinas sob sua responsabilidade. Além disso, os membros do Departamento de Garantia da Qualidade realizam verificações aleatórias sistemáticas.

Há 100% de inspeção de todos os processos de produção que afetam o funcionamento do produto.

Entrar em contato

ar-rolamentos-iso-9001-certified-company-min

A.R Rolamentos - Brasil

O futuro da indústria de rolamento especiais é aqui.

Atendimento personalizado, para que seu pedido seja acompanhado em todas as etapas da produção. Com acesso total a informação e logística de cada parte do rolamento a ser fabricado ou reformado, desde o projeto em 3D até a montagem final.

usinagem-pesada-fabricacao-rolamentos-industria-min
Fabricação e reforma de rolamentos especiais

Usinagem pesada até 1.800mm

Equipada com tornos verticais e horizontais CNC de grande porte, estamos aptos a atender projetos de alta complexidade..

Contato
Têmpera de anéis até 1.800mm

Tratamentos Térmicos

Redução em até 50% no prazo de entrega ao fazer os tratamentos térmicos internamente, visando a dureza exata do rolamento.

SOLICITAR
tratamentos-termicos-rolamentos-tempera-revencimento-dureza-ideal-min
laboratorio-analise-laudo-metalografico-fisica-quimica-aco-rolamento-min
Laboratório Metalográfico Aços Roman

LabMetal A.R.

Conduzimos análises químicas, físicas/estruturais e testes mecânicos de resistência a fim de garantir TOTAL controle do processo de reforma e fabricação dos rolamentos especiais.

LABMETAL

ar-rolamentos-reforma-fabricacao1-min

O que dizem nossos clientes...

Grupo AR _ Aços Roman & Rolamentos

Quando se reúne uma equipe competente é quase certo que os frutos valerão a pena ser colhidos. Mas vocês superaram todas as expectativas e foram ainda mais longe que o previsto. Parabéns a todos!

Wagner k. Gomes

Neomatic

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×